segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As Saturnálias


  O dia 25 de dezembro marcava também as Satunálias (ou Saturnais), festas pagãs que se confundiam com as homenagens a Mitra, embora fossem dedicadas ao deus Saturno, protetor da agricultura no vasto Império Romano. Essa festividade tinha a duração de sete dias e teve origem entre os povos escandinavos e celtas muito antes do mitraismo. Esse festival era mais livre e mais significativo, uma vez que ninguém ficava indiferente ao fascínio de suas atrações, um vale-tudo e que o Império encerrava todas as atividades, fechando as cortes e até o policiamento deixava de ser exercido. "Durante as Saturnálias ninguém ia preso,os homens vestiam de mulher, senhores serviam aos escravos, a jogatina era legal e os romanos viravam tudo de cabeça para baixo."
 Saturno era o mesmo deus Cronos dos gregos. Segundo a Mitologia, ele era filho de Urano e da deusa Vesta. Foi casado com Cibele e pai de Júpiter, Netuno, Plutão e Juno. Era o deus que devorava os filhos quando nasciam e Cibele só conseguiu salvar Júpiter porque colocou uma pedra no seu berço e o pai a engoliu sem perceber. Problemas de família á parte, o fato é que as Saturnálias eram abertas no dia 16 co grande banquete e que os convivas amanheciam comendo e bebendo. Era símbolo da sonhada igualdade que deveria existir entre os homens e honra a Saturno que, expulso do céu (Olimpo) por Júpiter, viera a habitar o Lácio (uma região da Itália). E razão disso, não se pode admirar a licensiodade que imperava  nessas festividades, com tudo permitido,tudo lícito e aplaudido. Esse aor todos que os roanos dedicavam a Saturno era resultado da gratidão, pois atribuía a ele a "idade de ouro" do Império Romano, co uita paz e abundancia (só para os ricos), que eram produtos da agricultura farta, segredos ensinados pelo patrono dessa atividade.
  Alguns historiadores acreditam que as Saturnálias e as festividades a Mitra eram a mesma coisa. Os adoradores do Sol Invicto seriam os mesmos seguidores do Mitraísmo porque o sol, como divindade ,era identificado com Mitra. Entretanto, essa hipótese parece não se confirmar se analisados ais de perto os fatos históricos. O Mitraísmo era uma religião que possuía algumas semelhanças com o cristianismo, embora a essência fosse bem diferente. Era ua religião de mistério e costumava fazer prosélitos (buscavam seguidores), o que causava sérios conflitos com o cristianismo. As Saturnálias eram festividades e não uma religião constituída. O grande homenageado era Saturno pelo que representava ao povo. É verdade que as comemorações de um de outro se confundiam,como o carnaval e ofrevo no Brasil, as as práticas era bem diferentes (Defesa da Fé, p.18)


Nenhum comentário:

Postar um comentário